Cientistas da Wageningen University & Research, na Holanda, criaram uma horta que simula a produção de alimentos em Marte e na Lua. Para simular o solo, os cientistas usaram amostras coletas pela sonda Viking, da Nasa. Das nove teste realizados, oito tipos diferentes de alimentos se desenvolveram bem.

O objetivo desse estudo é testar a colheita em solos fora da Terra, já que existem planos de enviar missões tripuladas para a Lua e para Marte e poderá ser necessário produzir alimentos nesses locais.

O estudo testou dez tipos diferentes de alimentos: agrião, tomate, rúcula, rabanete, centeio, quinoa, espinafre, cebolinha, ervilha e alho-poró. Apenas o espinafre não se desenvolveu.

As sementes produzidas pelo rabanete, centeio e agrião foram plantadas novamente e germinaram com sucesso.

A equipe também estava preocupada se os alimentos que foram gerados em solos simulados seriam capazes de crescer para gerar uma nova colheita.

Os especialistas identificaram que o solo marciano simulado tem características semelhantes ao solo do nosso planeta em questão de produção.

Wieger Wamelink, principal autor do estudo, afirma ter ficado emocionado ao ver os primeiros tomates cultivados em uma simulação de solo marciano ficarem vermelhos.

O estuda da plantação em solo marciano e lunar simulado foi publicado na revista Open Agriculture.

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here