RADIO MAIS TOCADAS BY ARIEL RÁDIO CLÁSSICAS BY ARIEL Programação feita especialmente para você
Conecte-se Conosco

Filmes por Ariel

FILMES BY ARIEL – Donnie Darko (Donnie Darko) 2001

Postado

em

Ouça o audio 2 abaixo, com minhas justas correções a este filme:

Quer entender sem assistir novamente? Então leia abaixo, a explicação do filme:

Embora entender “Donnie Darko” não seja uma tarefa fácil, a chave para o mistério parece estar no livro de Roberta Sparrow. Se prestarmos atenção aos trechos que vão surgindo no filme, ou consultarmos os que estão disponíveis no site oficial, tudo parece bem mais claro.

A obra é apresentada como um guia que Roberta escreveu para um momento de grande perigo. Avisa os leitores que se reconhecerem aquilo que é descrito, devem enviar uma carta para ela. Daí sua obsessão por visitar o correio diariamente.

Segundo a explicação da autora, a quarta dimensão pode ser corrompida, dando origem a um Universo Tangente, uma realidade alternativa e instável que dura apenas umas semanas, se transformando depois em um buraco negro capaz de destruir a humanidade.

O sinal mais evidente da criação desse Universo Tangente é o surgimento de um artefato, um objeto de metal estranho que aparece sem nenhuma explicação lógica e desperta o interesse de todos. Neste caso, o artefato é a turbina.

Durante um Universo Tangente, aqueles que estão mais próximos do vórtex são os mais afetados pelos seus efeitos, o que explica comportamento errático de Donnie.

protagonista é o Recetor Vivo, alguém assombrado por alucinações e pesadelos, escolhido para levar o artefato de volta para o Universo Primário. Sua tarefa é “assegurar o destino de toda a humanidade” e as pessoas à sua volta, Vivos Manipulados, devem ajudá-lo a cumpri-la. Seus atos bizarros e violentos servem para guiar Donnie até seu objetivo.

Frank e Gretchen cumprem a função de Mortos Manipulados, criando uma armadilha que obrigue o Recetor Vivo a devolver artefato ao Universo Primário antes do buraco negro colapsar em si mesmo. Guiado pelas visões de Frank e pressionado pela morte de Gretchen, Donnie não tem outra opção.

Reunindo os elementos essenciais para viajar no tempo (água como portal, metal como veículo para transportar o artefato) com a queda do avião, Donnie consegue voltar atrás no tempo e restaurar a ordem das coisas no Universo Primário. Deste modo, sacrifica sua vida para salvar toda a humanidade.

Ainda segundo o livro, quando os manipulados acordam da experiência, podem esquecer totalmente o que aconteceu ou ser assombrados em sonhos. Frank, desenhando a fantasia de coelho obsessivamente e tocando no olho que fora atingido, parece lembrar. Já Gretchen, não parece ter qualquer memória do homem que amou.

Indícios de tragédia

Quando revemos o filme, conseguimos perceber que desde o início existem sinais escondidos que apontam o final trágico de Donnie. Na primeira manhã, quando está voltando para casa de bicicleta, se cruza com um anúncio de uma festa de Halloween, noite na qual tudo acontece.

Ainda nessa cena, a música que está tocando é Never Tear Us Apart do grupo INXS. A letra menciona “dois mundos em colisão”, referência ao Universo Tangente que estaria se formando.

Depois, no dia da poesia, Donnie lê o poema que escreveu para Gretchen, onde anuncia como se adivinhasse:

A TEMPESTADE ESTÁ CHEGANDO, PRINCESA.

Outro sinal é o jogo de corridas que Gretchen e Donnie jogam, onde vemos um casal dirigindo um carro conversível. A imagem se repete quase no final do filme, com o protagonista dirigindo um carro com o corpo da namorada do lado.

A professora Karen e os livros estudados na aula parecem também estar diretamente relacionados com o destino do protagonista. Os Destruidores (1968) de Graham Greene parecem ecoar a revolta de Donnie e o seu desejo de destruição como forma de transformação da realidade.

Já A Longa Jornada (1972) de Richard Adams é a história de uma sociedade de coelhos antropomorfizados que são forçados a fugir de seu lar para sobreviver. Na obra, um dos protagonistas é visitado pelo guia espiritual dos coelhos, El-Ahrairah, e conduz seu povo à salvação. Acaba partindo com o guia e deixando seu corpo para trás, ou seja, morre para salvar a sua comunidade, assim como Donnie.

A referência se torna ainda mais explícita quando Karen, embora não tenha conhecimento da “alucinação” do aluno, sugere: “Talvez você e Frank possam ler juntos”. Quando é demitida, escreve “cellar door” (porta da adega) na lousa, dizendo que aquela é a combinação de palavras favorita de um linguista famoso.

Outro indício relativo aos acontecimentos da noite de Halloween é a conversa que Donnie tem com seus pais sobre Roberta, na qual eles contam que ela é uma mulher muito rica e deixou de sair de casa por sofrer muitas tentativas de assalto.

Quando Donnie e a irmã combinam fazer uma festa de Halloween, a lanterna feita de abóbora, típica da celebração, que está em cima da mesa tem o formato do rosto de Frank. Na festa, o protagonista está vestido de esqueleto, sinal de sua morte iminente. Donnie caminha para a própria morte, consciente da sua chegada.

Finalmente, quando Donnie e Gretchen decidem sair do quarto e descer as escadas, depois daquele que seria o seu último momento a sós, é possível ver que as sombras no relógio de parede formam o desenho de um rosto triste.

*culturagenial

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Filmes por Ariel

CRÍTICAS DE CINEMA BY ARIEL Nº 161 – O senhor dos Anéis – A sociedade do Anel 2001 (The Fellowship of the Ring)

Postado

em

ENREDO: Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formam a Sociedade do Anel.

Continue Lendo

Filmes por Ariel

CRÍTICAS DE CINEMA BY ARIEL Nº 160 – Alien, O 8º Passageiro (Alien) 1979

Postado

em

ENREDO: Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação. ASSISTA O VÍDEO PARA MAIS

Continue Lendo

Filmes por Ariel

CRÍTICAS DE CINEMA BY ARIEL Nº 159 – Até o último homem 2016 (Hacksaw Ridge)

Postado

em

ENREDO: O recruta do exército Desmond T. Doss se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, mesmo estando no meio de um dos maiores conflitos bélicos da história da humanidade. Assim, durante a Batalha de Okinawa, ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens. A postura ganha repercussão e lhe rende uma Medalha de Honra do Congresso, tornando-se o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana. ASSISTA O VÍDEO PARA A CRÍTICA

Continue Lendo

Precisando trocar o computador ou o smartphone? Precisando algum periférico? É gamer? ACESSE NOSSA LOJA

Hospede seu site conosco – Clique aqui

Loja Virtual E-commerce 2020 Pagseguro Paypal Transferência

Aparelhos NIPPONFLEX – Garantindo a qualidade do sono reparador – AGENDE UMA VISITA (54) 9 9136-3402 com Ariel

Vendo apartamento NOVO (SEM USO) em frente ao Shopping Bella Città em Passo Fundo R$ 260.000,00

Escritor Euclides Junges

Escritor Bruno Garmatz

Comentários

Talvez interesse