Estudo sugere que aumento da depressão entre jovens está relacionado ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos

InfoNews

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, sobre a influência dos hábitos digitais na saúde mostrou que o aumento do número de crianças e adolescentes com sintomas de depressão está relacionado ao uso excessivo de jogos e smartphones, por provocarem privação de sono.

Segundo a pesquisa, quanto mais tempo os jovens usam dispositivos eletrônicos, menor é o tempo de sono. Isso afeta o bem-estar e o rendimento geral e escolar.

Além disso, o estudo apontou que crianças e adolescentes que passam mais tempo trocando mensagens com amigos estão menos sujeitos a desenvolver sintomas depressivos do que aqueles que jogam.

Em 2015, a Universidade de Stanford também havia desenvolvido uma pesquisa sobre a privação do sono entre os jovens. Na ocasião, o índice de crianças e adolescentes que dormiam menos do que deveriam era de 90%. A consequência desse hábito foi a disparada nos índices de ansiedade e depressão, bem como queda no rendimento escolar.

O atual estudo foi realizado entre os anos de 2014 e 2017 com três mil crianças e adolescentes norte-americanos. Para a pesquisa, foram relacionados o tempo gasto diante da TV, de jogos eletrônicos, a frequência de acesso às redes sociais, o uso de aplicativos de mensagens e da internet com a quantidade de horas de sono e o humor das pessoas.

Clube do Hardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.