Inaugurada em uma garagem no Vale do Silício, Google comemora 20 anos de existência

Notícias e Comentários do Locutor de Rádio

A Google comemora nesta segunda-feira seu aniversário de 20 anos com um evento em San Francisco. Nascida em setembro de 1998 como motor de busca, tornou-se uma das multinacionais mais poderosas do mundo, gerando bilhões, mas também críticas.

O começo

Em meados dos anos 90, Larry Page e Serguei Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford no Vale do Silício, tiveram uma ideia para melhorar as buscas na internet, que se mostrou revolucionária e acabou esmagando a concorrência. Os motores de busca já existiam mas classificavam os resultados da busca contando o número de vezes que as palavras-chave buscadas apareciam.

Page e Brin melhoraram o sistema, analisando as relações entre as páginas e a quantidade de links que levam a uma página em particular, permitindo determinar melhor o alvo. Em 4 de setembro de 1998, fundaram oficialmente a empresa Google em uma garagem de Menlo Park, no Vale do Silício, Califórnia. O nome é uma referência ao termo matemático “gogol” ou “googol”, que designa o número 1 seguido de 100 zeros. Em 2004, sua sede foi instalada em Mountain View, e a Google foi lançada na bolsa em agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.