Pesquisa revela que Brasil ocupa o primeiro lugar em ataques de phishing

InfoNews

De acordo com pesquisa realizada pela empresa Kaspersky, 30% dos brasileiros sofreram tentativa de golpe de phishing em 2017, colocando o país em primeiro lugar no ranking mundial. Nesse ano, o índice já está em 23%.

Phishing é uma técnica de fraude online (utilizando uma isca, dai a similaridade com fishing), utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta.

Conforme Fábio Assolini, analista sênior da empresa de aplicativos de segurança Kaspersky, a empresa detectou que 60% das tentativas de golpe simulam mensagens de bancos, com o intuito de roubar credenciais das contas.

Assolini comentou: “O golpe é popular por sua simplicidade e eficácia. E uma pesquisa revela que mais de 90% dos ciberataques começa por um email phishing”.

Além disso, o estudo mostra que 14% das pessoas abrem mensagens de golpe por curiosidade, 13% por medo e 13% por urgência.

No ataque de phishing, o cibercriminoso envia um texto indicando que o usuário ganhou algum prêmio, com um link para resolver a situação. Ele também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes.

*Clube do Hardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.